Continuo preso
Amarrado a mim
Fechado neste espaço
Neste tempo
Que me fere
De morte
Ja nem o silencio
Me conforta
Nem o vento
Me liberta
Destas correntes
Que me prendem
Preso
Continuo preso
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Fragmentos visuais
Porto Santo
A segurança aliada à simpatia de um povo hospitaleiro, os prazeres que a natureza oferece com a sua belíssima praia de areia fina e o seu mar de águas tranquilas, fazem da ilha do Porto Santo um local privilegiado entre outros destinos semelhantes.
Plantada no Oceano Atlântico, esta ilha apresenta um areal fino e dourado, com 9 km de extensão, que convida a muitos banhos de sol e de mar. Saúde e bem-estar estão de mãos dadas nesta magnífica praia, uma vez que, para além da limpidez das suas águas, as suas areias possuem propriedades terapêuticas raras. Caracterizam-se por grande macieza, finura e baixa abrasividade e são compostas principalmente por carbonato de cálcio, sob a forma de calcite, as quais possuem propriedades térmicas muito particulares
Para além da praia, a cidade Vila Baleira revela histórias e lendas de um passado mais ou menos remoto, como é o caso da Casa Museu onde residiu em tempos Cristóvão Colombo.
A beleza primitiva das paisagens encanta todos aqueles que se candidatam a passear a pé pelas veredas ou a pedalar pelos trilhos da ilha.
A ilha do Porto Santo foi descoberta em 1418 por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.Tem uma área de 42,17 km². E nele vivem 4 474 habitantes (2001).
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Desertas e Selvagens
Trata-se de uma importante Reserva para a conservação do lobo marinho. Mas a sua importância é também relevante para aves marinhas, como a "freira do bugio" a a "alma negra", esta última constituindo mesmo a maior colónia da espécie em todo o mundo.
Sendo, no arquipélago da Madeira, a primeira área classificada, foi uma das primeiras Reservas Naturais de Portugal e a única a receber o Diploma Europeu do Conselho da Europa.
Esta reserva é 'habitat' de plantas únicas no Mundo, em ecossistemas inalterados. Alberga ainda uma comunidade de aves marinhas, como o "calcamar", a "alma negra", o "roque de castro", o "pintaínho", além da "cagarra" que, aqui, tem a maior colónia do mundo.
Madeira Minha
As ilhas da Madeira, Porto Santo, e as inabitadas Ilhas Selvagens e Desertas, constituem o arquipélago da Madeira que foi descoberto pelos portugueses em 1418.
A ilha da Madeira tem uma área de 741 Km2 (57 km de comprimento e 22 km de largura).
A sua posição geográfica privilegiada e a sua orografia montanhosa, conferem à ilha da Madeira uma espantosa amenidade climática com temperaturas médias muito suaves e uma humidade moderada.
As temperaturas oscilam entre os 23º no Verão e os 17ºC no Inverno. A água do mar é igualmente muito temperada, por influência da corrente quente do Golfo, apresentando médias no Verão de 22° C e no Inverno de 18ºC.
Apesar de possuir uma densidade populacional (cerca de 300 hab./km²) superior à média do país e mesmo da UE, 75% da população da ilha da Madeira habita em apenas 35% do território, sobretudo na costa sul, onde se encontra a cidade do Funchal, capital da Região Autónoma da Madeira, que concentra 45% da população (130.000 habitantes), com uma densidade populacional de 1.500 hab./km².
Sejam bem vindos!